segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tutorial: Configurando o Modem DSL 2730B - Pregão 71/2010


 Este tutorial tem o intuito de orientá-lo na configuração do ADSL Router modelo DSL2730B que é enviado às escolas através do pregão Proinfo 71/2010.

IMPORTANTE: A CONFIGURAÇÃO A SEGUIR REQUER QUE O SINAL DSL DA OPERADORA (EXEMPLO: OI) CHEGUE DIRETAMENTE NO ADSL ROUTER DSL2730B.

Para acessar a página de configuração do modem, primeiro conecte o mesmo ao computador através do cabo de rede. Feito isso, certifique-se de que o computador tenha recebido um endereço IP do DSL2730B. O endereço IP fornecido é 192.168.0.12, por exemplo.

O DSL2730B vem com o seguinte endereço IP: 192.168.0.11, caso esteja diferente favor verificar. De posse do endereço IP do ADSL ROUTER, abra o navegador de internet e digite o endereço IP, neste caso: 192.168.0.11, o usuário e senha para acesso são:
Usuário: admin        senha: pro712010

Após digitar o usuário e senha a seguinte tela será aberta:



Feito isso, clique no menu à esquerda, na opção: “Advanced Setup”.  Note que serão abertas as opções. Então clique na opção: “Wan service". Atente que irá aparecer uma conexão ativa, no entanto, devemos DELETAR ESSA OPÇÃO: para isso, marque a caixa de seleção: “remove” e clique em remover.



Agora vamos deletar a conexão da opção: “Layer2 Interface – ATM Interface”. Para isto, clique nesta opção: “ATM Interface”.




Selecione a caixa de seleção: “Remove” e depois clique no botão remove. Pronto! Agora estamos aptos a fazer a configuração de acordo com o tipo de conexão fornecida pelo Projeto Banda Larga nas Escolas IP_Connect.
 




Agora iremos primeiro criar o tipo de “Interface ATM” com as configurações corretas, para isso clique no botão “Add” e será aberta a seguinte janela:





Nesta tela temos que preencher informações importantes: o VPI, VCI, que, por padrão, é oferecido por meio da configuração VPI: 0 e VCI: 35. No entanto, temos que alterar, de acordo com o provedor utilizado na região. Caso seu provedor seja da operadora Oi, o VCI deve ser alterado para 33, ficando:

VPI: 0 e VCI: 33 – conforme demonstra figura acima.

Para a opção “Select DSL Latency” poderá ser mantida a padrão: “Path0”, e, na opção: “Select DSL Link Type”, deve-se ser escolhido de acordo com a configuração da operadora. (No teste que foi efetuado e deu certo, ou seja, que funcionou, foi utilizada a opção: “EoA” ethernet over ATM). Uma dica: sempre selecione a opção que ofereça a você a inserção dos dados (IP da wan, máscara da wan, gateway da wan). Detalhe: você terá que ter em mãos esses dados. Nas demais opções não efetue nenhuma alteração e clique em Apply/Save. 

Pronto! 

Assim deverá ficar a “Interface ATM”.



Agora vamos criar a conexão “WAN Service”, clique na opção “WAN Service” no menu à esquerda:


Repare que não há nenhuma conexão, clique no botão “Add”, veja a tela abaixo:



Agora clique em “Next” e selecione a opção “IP over Ethernet” e clique em “Next” novamente.




Na próxima tela, faça: Selecione a opção “Use the folling Static IP Address”




Esses dados podem ser obtidos através do SIGETEC, conforme foi demonstrado no outro tutorial. Após inserir esses dados, clique em “Next”.



Marque a opção “Enable NAT”, caso você não marque esta opção a internet não será compartilhada com os micros da rede. Na próxima tela selecione “atm0” e clique em “Next”.


Será solicitado que você informe os endereços dos servidores DNS, clique em OK e aparecerá a tela onde você irá inserir os endereços IPs dos servidores DNS.


Selecione a opção “Use the following Static DNS IP address”.



Insira os DNS primário e secundário de acordo com os fornecidos pela operadora. Pronto! Agora clique em “next” e depois em Apply/Save.






Se tudo ocorreu bem o modem ADSL Router 2730B está configurado e pronto para uso. Quaisquer dúvidas favor entrar em contato.


Obrigado.


Grupo Gestor IC 2013.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEC oferece 117 cursos EAD gratuitos e com certificação

  O Ministério da Educação está oferecendo 117 cursos gratuitos e online (EAD) com certificado de diversas áreas, através da plataforma AVAM...