quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Conheça opções de cursos gratuitos de tecnologia

Começo de ano é sempre uma oportunidade para pensar em quais capacitações são necessárias para avançar na vida profissional. Na área de tecnologia, em particular, atualização constante é palavra de ordem para crescer na carreira.

Há uma série de cursos gratuitos de tecnologia que podem ser úteis nesse sentido. 

O Senac EAD, por exemplo tem uma oferta de 20 cursos no tema de forma gratuita e certificados desenvolvidos em parceria com empresas como Cisco, Microsoft e Red Hat. Em 2020, esses programas sem custo foram feitos por um milhão de pessoas, segundo a instituição de ensino. 

Conheça algumas opções de cursos gratuitos de tecnologia.

Senac EAD

Junto com a Cisco Networking Academy, o Senac EAD oferece quatro cursos: Internet das Coisas (IoT), Empreendedorismo – Novos Negócios, Cybersecurity Essentials e Get Connected. As inscrições para esses programas estarão abertas entre 15 de janeiro e 31 de maio, e os participantes terão prazo de um mês para concluir o curso e receber a certificação.

Os cursos oferecidos em parceria com a Microsoft, por sua vez, têm foco em tecnologia da informação. São 10 opções: ‘Conceitos Básicos de Azure’; ‘Dê seus primeiros passos com o C#’; ‘Adicione lógica aos seus aplicativos com C#’; ‘Criar aplicativos sem servidor’; ‘Consumir dados com o Power BI; Criar um aplicativo baseado em modelo no Power Apps’; ‘Proteger seus dados de nuvem’; ‘Trabalhar com os dados relacionais no Azure; Introdução ao machine learning com o Python’; e o ‘Azure Notebooks e Virtualização – Compartilhar recursos de nuvem’.

Já a Red Hat disponibiliza seis cursos em língua inglesa com tradução em espanhol: ‘Red Hat Enterprise Technical Overview’; ‘Virtualization and Infrastructure Migration Technical Overview’; ‘Red Hat OpenStack Technical Overview’; ‘Ansible Essentials: Simplicity in Automation Technical Overview’; ‘Deploying Containerized Applications Technical Overview’; e ‘Developing Cloud-Native Applications with Microservices Architectures’.

Para participar destes cursos em tecnologia é preciso realizar a inscrição e incluir no formulário a informação “Senac” no campo “Company”, e “Student” no campo “Job Role”. Os demais espaços devem ser preenchidos com as informações pessoais do candidato.

É possível acessar todos os cursos na página do Senac EAD.

Rocketseat



Fundada em 2017, a edtech Rocketseat forma profissionais de programação e lançou, neste ano, um curso gratuito para quem quer se tornar desenvolvedor. Chamado de Discover, o programa é voltado para iniciantes.


Sebrae

A instituição de apoio aos pequenos negócios também tem uma série de cursos gratuitos de tecnologia e transformação digital, todos mais voltados para a gestão da empresa do que para a parte técnica da TI. Um deles é o ‘Marketing digital para Empreendedor’, que tem duas horas de duração. Outro é Como vender pela internet e mais uma opção é o Como desenvolver produtos e modelos de negócios inovadores. A lista completa de cursos gratuitos está no site do Sebrae

As formações gratuitas em tecnologia podem ajudar os profissionais tanto a avançarem na carreira quanto a conseguirem ocupar as vagas de emprego disponíveis na área. A oferta de trabalho, aliás, é crescente.


Salesforce

A gigante de tecnologia também desenvolveu uma plataforma própria para ajudar na escassez de profissionais capacitados. O site chamado Trailhead oferece aulas gratuitas sobre ‘Apresentação’, ‘Gerenciamento do ciclo de vida do aplicativo’, ‘Igualdade’, ‘Liderança’, ‘Inteligência Artificial’, e claro, ‘produtos Salesforce’. Desta forma, a empresa buscar o aperfeiçoamento dos profissionais da companhia e de clientes em novas tecnologias.


Vagas em tecnologia

Um levantamento da plataforma Catho mostra que a abertura de vagas em tecnologia cresceu 671% em 2020 em São Paulo na comparação com o ano anterior. Os cargos que mais tiveram crescimento na oferta de vagas foram cientista de dados (671%), desenvolvedor.NET (517%), DevOps (460%), web developer (97%) e programador ADVPL (60%).

Para Eber Duarte, diretor de tecnologia da Catho, o aumento na procura por profissionais mesmo em meio à pandemia é reflexo da transformação digital vivenciada por empresas de diversos segmentos. “Nessa mudança para o digital, o profissional de tecnologia é imprescindível. É ele quem irá conduzir esse processo, que pode ser desde a criação de um site que irá permitir que lojas físicas se tornem e-commerces até a otimização e automação de processos internos que possibilitam a eficiência operacional das companhias. Esse movimento não deve terminar num cenário pós-pandemia. É uma tendência que veio para ficar,” comenta.


FONTE: WHOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEC oferece 117 cursos EAD gratuitos e com certificação

  O Ministério da Educação está oferecendo 117 cursos gratuitos e online (EAD) com certificado de diversas áreas, através da plataforma AVAM...